A expansão vai criar novas 933 vagas de empregos diretos, sendo 370 no sistema penitenciário feminino do Estado

O protocolo de intenções assinado nesta quarta-feira, 23, pelo governador Raimundo Colombo e pelo diretor presidente da Cremer, Leonardo Almeida Byrro, possibilita criar novas 933 vagas de empregos diretos, sendo 370 do sistema penitenciário feminino, com a ampliação das unidades em Santa Catarina a partir do dia 1º de outubro. O ato foi realizado no Centro Administrativo, em Florianópolis com a presença dos secretários de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni; da Justiça e Cidadania, Ada De Luca; e do diretorde Administração Prisional, Edemir Alexandre Camargo Neto.

“É uma empresa tradicional catarinense com uma característica de gerar mais empregos incluindo as mulheres que estão no sistema penitenciário. Isso tem um impacto social relevante. Em um momento de crise como esse geram cerca de mil empregos e um novo processo da economia é de fato uma comemoração importante”, destacou Colombo.

A empresa ocupará todo o espaço destinado à produção do presídio de Itajaí (com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2016) e parte do presídio de Joinville (previsão de conclusão para segundo semestre de 2016). O protocolo firmado também prevê que as detentas vão receber um salário mínimo e um dia de redução de pena a cada três dias de trabalho. A Cremer já emprega 420 detentas em presídios de São Paulo, número que chegou a 750 antes da crise econômica. “Vamos usar nos presídios, a mesma estrutura que temos dentro das nossas fábricas, com os mesmos padrões de higiene”, explicou Byrro.

Para a secretária Ada De Luca, a ressocialização é importante no sistema penitenciário porque proporciona oportunidade para as detentas. “Acredito muito na ressocializaçao. Uma pessoa tem que sair de lá com vontade de trabalhar e oportunidade de emprego. Só temos a agradecer aos empresários e quanto mais se interessar será melhor para o sistema”.

O documento ainda prevê a expansão do Centro de Distribuição instalado em Indaial, centralizando no estabelecimento as operações de distribuição da empresa e ampliação do parque fabril da Embramed, em Blumenau, proporcionando maior capacidade na industrialização de seus produtos. “A ideia é iniciar as obras imediatamente, após oficializada a parceria. A partir de 1º de outubro começamos os investimentos necessários para os próximos nove meses trazer mais uma unidade industrial no Estado e para o primeiro semestre do ano que vem trazer mais empregos”, concluiu Leonardo Byrro.

A Cremer é a maior empresa brasileira de produtos voltados para as áreas de primeiros socorros, cirurgia, tratamento, higiene e bem-estar, chegando a 83% dos hospitais brasileiros. O grupo conta com três mil empregados, sendo dois mil em Santa Catarina nas suas três unidades, duas da Cremer e uma da Embramed.

Via SEFAZ/SC