Governo do Estado quer criar cooperacao comercial com Japao e ampliar exportacao de carne foto secom.jpeg 1

Assunto foi pautado durante encontro de Jorginho com o cônsul-geral do Japão na Jucesc

Em encontro com o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hamada Keiji, na sexta-feira (10), o governador catarinense Jorginho Mello (PL) demonstrou interesse em criar uma cooperação comercial com o país asiático a fim de ampliar a exportação de carne no Estado.

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A reunião aconteceu na Junta Comercial do Estado (Jucesc), local em que está sendo criado o Espaço Articulação Internacional. O objetivo, além de firmar parceria, é estabelecer a Câmara de Comércio Brasil/Japão em Santa Catarina, o Serviço Consular Itinerante e a Associação Cultural Nipo-Catarinense.

Na ocasião, Jorginho reforçou que o Estado já mantém boas relações diplomáticas e comerciais com o Japão, mas que o objetivo é avançar ainda mais nas ações.

– Já vendemos carne de frango, carne suína e agora queremos vender carne de boi porque somos um estado livre de febre aftosa sem vacinação. Queremos também avançar no segundo projeto de saneamento em parceria com Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) – ressaltou.

Já o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, acrescentou que esta parceria que se consolida vai congregar câmaras de comércio e consulados para gerar negócios em prol de Santa Catarina e dos parceiros que aqui estiverem.

– É a segunda instituição que aqui se instala, partindo para o desenvolvimento de uma relação de longo prazo para o benefício de toda a família catarinense – destacou.

O cônsul-geral do Japão Hamada Keiji disse que há novos projetos sendo executados em SC, como a instalação de um ginásio para a prática de judô na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. A estrutura poderá ser usada por jovens de outras cidades da região metropolitana.

Via Diário Catarinense