Uma série de portarias publicadas na edição desta segundafeira do “Diário Oficial da União” (DOU) cancela os incentivos fiscais concedidos a 24 empresas do setor de tecnologia. O setor é beneficiado desde 2006 pelo Decreto 5906, que estimula a competitividade por meio de redução ou isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bens de informática e automação.

As portarias interministeriais publicadas hoje ­ de número 2.358 até 2.388 ­ são assinadas pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e cancelam a habilitação à fruição dos incentivos fiscais das empresas listadas, por “descumprimento das exigências estabelecidas” no artigo 33 do decreto.

O artigo citado determina que, até 31 de julho de cada ano, as empresas deveriam entregar ao Ministério da Ciência e Tecnologia os relatórios demonstrativos do cumprimento das obrigações estabelecidas no decreto, relativas ao ano­calendário anterior, incluindo informações descritivas das atividades de pesquisa e desenvolvimento previstas no projeto elaborado e os respectivos resultados alcançados.

As empresas que tiveram o benefício cancelado são as seguintes:

Omega Informática Ltda;

Myatech Indústria, Comércio e Serviços de Informática;

Nilko Eletro Ltda;

Megaware Industrial Ltda;

Techlink Indústria Eletrônica da Bahia.

Via Valor