secretaria da fazenda sef

Criados com o objetivo de intensificar o combate à sonegação e incentivar o cumprimento voluntário das obrigações fiscais, entre outras atribuições, os Grupos Especialistas Setoriais (GES) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) completam 20 anos de atuação nesta segunda-feira (16).

São 18 grupos, formados por cerca de 120 auditores fiscais especializados nos segmentos econômicos dos seus setores ou atividades-alvo. Hoje, as empresas fiscalizadas pelos GES respondem por cerca de 80% da arrecadação das receitas tributárias do Estado.

Desde a criação dos Grupos Especialistas Setoriais, a receita estadual cresceu expressivamente se comparada aos números de duas décadas atrás. A adoção do modelo de fiscalização setorial é apontado como um dos fatores que contribuiu para o avanço da arrecadação no período.

Cabe aos grupos, por exemplo, a tarefa de avaliar a ocorrência de fenômenos econômicos e a repercussão nos seus setores, bem como os reflexos financeiros na arrecadação. Assim, cada grupo especialista deve propor à Diretoria de Administração Tributária (DIAT) as medidas de correção e de reequilíbrio da equação econômico-tributária.

“Os GES também têm a missão de buscar conhecimento técnico, jurídico, comercial, fiscal e tributário dos seus setores ou atividades-alvo. A divisão dos auditores fiscais em grupos especialistas estrutura melhor o trabalho e potencializa os resultados”, analisa a auditora fiscal Maria Aparecida Mendes de Oliveira, coordenadora-geral dos Grupos Especialistas Setoriais.

GRUPOS ESPECIALISTAS SETORIAIS

Gescol – Combustíveis e lubrificantes

Gescom – Comunicações

Gesene – Energia

Gestex – Têxtil

Gesbebidas – Bebidas

Gesauto – Automotores e autopeças

Gesmac – Materiais de construção

Gessuper – Supermercados

Gesredes – Redes de estabelecimentos e e-commerce

Gestran – Transportes

Gesmed – Produtos farmacêuticos e medicamentos

Ges Indústria – Metal-mecânico, embalagens e descartáveis

Gesagro – Agroindústria

GRUPOS ESPECIALISTAS SETORIAIS – APOIO

Gescomex – Comércio exterior

Gesac – Automação comercial

Gesvarejo – Varejo

Ges Simples – Simples Nacional

Gplam – Planejamento fiscal

via SEF/SC