graf 1

Objetivo é garantir um incremento de arrecadação de 10,14%

A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina realizou, na quinta-feira (10),  reunião dos Grupos Regionais de Ação Fiscal (GRAFs). Sob o comando do gerente de fiscalização, Francisco de Assis Martins, os participantes avaliaram as atividades desenvolvidas em 2015 e elaboraram o planejamento para 2016.

A meta dos GRAFs para o ano que vem é realizar, no mínimo, seis operações no trânsito de mercadorias e 12 operações regionalizadas no varejo – considerando que hoje há 15 Gerências Regionais da Fazenda no Estado, serão pelo menos 180 operações em 2016. Outro objetivo é investir em capacitação dos profissionais – o piloto será realizado pelo Grupo Setorial de Automação Comercial – e intensificar os trabalhos conjuntos entre os GRAFs e os Grupos Especialistas Setoriais (GES).

A meta de incremento na arrecadação é de 10,14%, número similar ao proposto para 2015 e também igual ao planejado pelo GES para 2016.  “Apesar da crise econômica, estamos convictos de que podemos alcançar a meta com criatividade, novos processos de fiscalização e muito trabalho”, disse o gerente Francisco de Assis Martins.

A Gerência de Fiscalização da Fazenda ainda está trabalhando no balanço de 2015. A expectativa é de que os primeiros resultados sejam divulgados ainda em dezembro.

QUEM SÃO – Os Grupos Regionais de Ação Fiscal (GRAFs) são responsáveis pelo controle e fiscalização dos contribuintes que estão sob a tutela das 15 GERFEs e também trabalham no apoio às operações deflagradas pelos Grupos Especialistas Setoriais (GES). O coordenador estadual do GRAF é o auditor fiscal Felipe De Pelegrini Flores.