O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou, nesta terça-feira, dia 29, às 11h20, a marca de R$ 500 bilhões. O montante representa o total de impostos, taxas e contribuições que a população brasileira já pagou desde o início do ano.

No ano pássado, esse valor foi atingido no dia 30 de março. “O Impostômetro continua girando rápido demais. Apesar da crise econômica que afeta o faturamento das empresas e o consumo das pessoas, a arrecadação ainda continua elevada, sobretudo pelo efeito da inflação, que é o imposto mais cruel para as classes mais pobres”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os empreendedores e cidadãos sobre a alta carga tributária brasileira e incentivá-los a cobrarem dos governos, em conjunto conosco, por serviços públicos de qualidade.

Esta é uma das causas da ACSP para promover um ambiente favorável para os negócios, sempre levantando a bandeira da mudança da estrutura tributária do país. É neste ponto que o Impostômetro surge, para conscientizar e tornar visível o montante de impostos Federais, Estaduais e Municipais arrecadados. O painel fica localizado na rua Boa Vista, 51, no Centro da cidade de São Paulo.

Via Economia SC