A inadimplência das empresas registrou crescimento de 4,4% em outubro deste ano na comparação com setembro.  O mesmo percentual de aumento foi verificado na variação anual, ou seja, entre outubro de 2014 contra o mesmo mês de 2013. No acumulado do ano, o indicador teve alta de 7,1%. Os dados foram divulgados hoje, dia 25, através do Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas,

Os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pela alta do indicador em outubro, com variação de 22,9% e contribuição de 3,3 p.p. Os títulos protestados tiveram crescimento de 3,3% e contribuição de 0,8 p.p. A inadimplência com os bancos também aumentou 1,4% e contribuiu com 0,3 p.p. Já as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) apresentaram ligeira queda de 0,1% e não teve contribuição no índice de outubro.

O valor médio dos títulos protestados teve alta de 11,9% no acumulado de janeiro a outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas não bancárias também cresceu 6,7%. Já o valor dos cheques sem fundos e inadimplência com os bancos registrou queda de 5,1% e 5,8%, respectivamente.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência das empresas acontece por causa dos impactos da estagnação econômica e do custo do crédito em ascensão. Segundo os economistas, se por um lado o enfraquecimento da atividade econômica prejudica a geração e caixa das empresas, por outro, o encarecimento do custo do crédito aumenta as suas despesas financeiras.

Via Economia SC