industria

Em abril, a produção industrial catarinense cresceu em 1,1% em relação a março deste ano, na série livre de efeitos sazonais. 

O valor representou a segunda maior expansão do país, juntamente com a Bahia, atrás
apenas do Rio Grande do Sul (2,2%), de acordo com análise do Observatório Fiesc. "Os resultados positivos evidenciam o nível de competitividade e a diversidade da nossa produção industrial. No contexto mensal, destaca-se o crescimento significativo do setor de produtos de borracha e material plástico, com uma expansão de 6,8%", ressalta Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc. 

Outro destaque é a produção de equipamentos elétricos, que aumentou 6,4% no mês, estimulada, principalmente, pelas vendas internacionais, com exportações de transformadores elétricos para os EUA e para o Chile, além de painéis e condutores 
elétricos para a Argentina. No setor automotivo, Santa Catarina cresceu 6,2%, enquanto a média brasileira apresentou queda de 4,6% em abril. O Estado é um importante fornecedor de insumos automotivos para os Estados Unidos e vários países da Europa, como Itália, Alemanha e Reino Unido. 

Via ND+ Coluna Mercado - Edição impressa 21/06/2023