A indústria do turismo representa hoje 12% do PIB catarinense. É o segundo setor que mais gera empregos. O Estado tem 16 setores que podem avançar nos próximos anos. Eles estão identificados pelo potencial e pelas perspectivas de desenvolvimento. Dados divulgados no lançamento do documento “Rotas Estratégicas para o Turismo de Santa Catarina”, fruto de trabalho conjunto da Fecomércio, Fiesc e Sebrae/SC.

Do tempo da ditadura

Durante sua passagem por Santa Catarina, o ministro do Trabalho e Emprego, deputado Ronaldo Nogueira, ordenou à assessoria que estava proibida a presença dos jornalistas nos encontros com os empresários da Fiesc e Fecomércio. Não explicou os motivos. Pastor da Assembleia de Deus e filiado ao PTB gaúcho, o ministro aplicou um veto que remonta aos tempos da ditadura.

Frustrações

Os presidentes de sindicatos do Comércio de várias regiões e conselheiros da Fecomércio declararam profunda decepção com a reunião com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Não trouxe novidade, leu um discurso vazio, sem pausa ou pontuação, e evitou qualquer anúncio sobre a reforma trabalhista.

 

Via DC –  Moacir Pereira