economia está melhorando apesar da série de grandes problemas na política e isso anima o setor  privado. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Santa Catarina alcançou 57,8 pontos no mês de setembro enquanto no mês anterior, agosto, ficou em 55 pontos. O dado mostra continuidade de tendência de alta iniciada em julho deste ano e também ficou acima do índice nacional de setembro para o setor, que alcançou 55,7 pontos. O levantamento é feito pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), acompanhando apuração nacional liderada pela CNI.

Esse índice acima de 50 significa que o empresário está mais confiante no crescimento futuro da economia e, por isso, toma decisão de investimento. O resultado de setembro em SC ficou acima da média para o mês desde 2010, que estava em 51,6 pontos. Um dos grandes desafios da economia brasileira é retomar uma maior taxa de investimentos para crescer de forma consistente. Atualmente, a taxa está próxima de 15%, o que é uma média pífia e deveria estar o dobro disso para o país melhorar.

Vale lembrar que mesmo em tempos de crise a indústria catarinense mantém investimentos. Segundo pesquisa da Fiesc feita em meados do ano, o deve fechar 2017 com R$ 7,3 bilhões destinados principalmente em novos equipamentos e expansão da capacidade produtiva no Estado, Brasil e exterior. No ano passado, os investimentos das indústrias do Estado foram um pouco maiores, R$ 7,6 bilhões de reais.

Na opinião do presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, o ICEI maior reflete o início do processo de recuperação da economia do Estado. Mas ele alerta que para consolidar a retomada é preciso melhorar a parte fiscal sem elevar impostos, além do avanço do programa de privatização, que pode elevar os investimentos em infraestrutura ano que vem.

Via DC – Coluna Estela Benetti