O Município de Itajaí assinou na tarde desta quinta-feira (15) a adesão ao Programa Simplifica Santa Catarina da Junta Comercial (Jucesc). A iniciativa é mais uma ferramenta no processo de desburocratização na abertura de empresas na cidade, aliada ao Sistema de Registro Integrado, o REGIN 2.0, que Itajaí também foi o primeiro município a implantar. O resultado é mais celeridade em todas as ações relacionadas ao empreendedorismo.

Profissionais têm, a partir de agora, a viabilidade locacional automatizada, ou seja, não haverá mais análise humana na consulta prévia para empresas de baixo e médio risco.

“Esse trabalho foi feito a muitas mãos e hoje estamos colhendo resultados positivos desta importante parceria entre o Município e o Estado. A agilidade no processo de abertura de empresas fortalece a nossa economia e facilita o trabalho de empresários, contadores e empreendedores de Itajaí”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

143005

A reunião contou com a presença do Presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, que ressaltou a importância da participação dos Municípios na adesão ao Programa Simplifica SC. “Nós temos 100% do processo realizado quando acontece essa parceria, visto que a Junta Comercial é um órgão integrador da Receita Federal, Municípios e órgãos de fiscalização. É com muita satisfação que iniciamos essa etapa em Itajaí”, pontuou.

Ainda de acordo com Fernando, as cidades que não estão no Programa Simplifica SC o processo pode levar até 1740 minutos para ser analisado e, com o programa, em média, a mesma análise ocorre em até 40 minutos.

Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Sindicato dos Contabilistas de Itajaí e Região (SINDICONT), e também do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram presentes na assinatura.

Simplifica SC

Para cada área do Município, há regras distintas que são especificadas no Código de Zoneamento, Parcelamento e Uso do Solo no Município de Itajaí – Lei Complementar 215/2012. Ao automatizar essa análise, os empreendedores têm rapidamente a resposta sobre a possibilidade de efetivar, ou não, o negócio em determinado local do Município.

“Estamos trabalhando para que Itajaí seja a cidade mais rápida do estado na formalização de empresas. Aliamos sempre a tecnologia a favor da população. E, com isso, geramos mais empregos, renda e inovações para o nosso Município”, comenta o secretário de Tecnologia, Murilo Sodré.

Fonte: Prefeitura Itajaí