lira 1

Brasília (DF), 21/06/2023 - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante o seminário Reforma Tributária: A Hora é Agora, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Parlamentares envolvidos dizem que desmembramento é “coisa do passado” e texto deve sofrer apenas pontuais

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e os relatores da reforma tributária na Casa e no Senado, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e senador Eduardo Braga (MDB-AM), devem afastar a possibilidade de fatiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), segundo interlocutores.

À CNN, foi relatado que o eventual fatiamento é tido como “coisa do passado”.

A PEC da reforma tributária foi aprovada pela Câmara e pelo Senado. Como sofreu mudanças pelos senadores, o texto voltou à análise dos deputados federais.

Sem confirmação

Na conversa entre os três, Lira teria indicado que pretende colocar a reforma em votação no plenário da Câmara na terça ou quarta da semana que vem, se possível, de acordo com interlocutores. Entretanto, o presidente da Câmara ainda não confirmou a data em que pretende votar a proposta.

A avaliação de parlamentares envolvidos com a reforma é que o texto deve sofrer apenas ajustes pontuais, sem mudanças significativas. Até porque o espaço de manobra no Senado é considerado pequeno, já que a PEC foi aprovada com apenas quatro votos favoráveis a mais do que o mínimo necessário, apurou a reportagem.

A reunião faz parte da articulação para tentar destravar a reforma nesta reta final do ano. Oficialmente, o recesso parlamentar está marcado para começar em 23 de dezembro.

Um encontro entre Aguinaldo Ribeiro, Eduardo Braga e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também deve ser agendado para discutir o tema.

Via CNN Brasil