empresas 8

Em Santa Catarina, 80% do saldo de empresas formais (diferença entre aberturas e fechamentos) de Santa Catarina são Microempreendedores Individuais (MEIs). Houve recorde de abertura de empresas em 2021 (+138 mil), uma alta de 19%. E também crescimento de 60% nas transformações de MEIs para outras naturezas jurídicas. São empresas que cresceram demais para continuar MEI. Bom sinal. Geraram mais emprego e renda. As informações são da Junta Comercial (Jucesc) e foram antecipadas pela colega Estela Benetti.

Tempo

Segundo o presidente da Junta Comercial (Jucesc), Gilson Lucas Bugs, a média do tempo necessário para abrir um negócio em Santa Catarina é de 2 dias 20 horas. Mas há casos de que o processo é concluído em até oito minutos.

Coerência

Quem defende a continuidade do trabalho em home office, em nome da ciência, precisa ser coerente e se resguardar também nos eventos sociais e familiares. Não pega bem “não poder” trabalhar presencialmente, em ambiente controlado e com protocolos; mas viajar, aglomerar no réveillon, fazer churrasco com amigos e confraternizações. Mas ocorre, e muito. É a hipocrisia da vida real.

Via NSCTotal – Coluna Renato Igor