Na última semana, a Secretaria do Planejamento representou o Estado de Santa Catarina em agenda no Ministério do Planejamento e Orçamento do Governo Federal, realizada em Brasília.
Assim como ocorreu com outros estados, o governo de Santa Catarina foi convidado a apresentar seus projetos prioritários, que tenham impacto na integração da região Sul do País e do Continente. O Secretário da SEPLAN Edgard Usuy apresentou as principais iniciativas e demandas estratégicas de infraestrutura, com ênfase em portos, rodovias e ferrovias para escoamento de produção, aperfeiçoamento de cadeias logísticas e integração com estados vizinhos e países como a Argentina, por exemplo.
O secretário pontuou, além de diversos outros aspectos, que Santa Catarina possui 10 cidades de fronteiras com a Argentina, é o Estado brasileiro com o maior número de portos (somando-se cinco), além de compartilhar projetos elaborados neste contexto que estão em andamento e sendo monitorados pela SEPLAN.
Para o Secretário, “esta foi uma oportunidade de mostrar como o governo do Estado vem trabalhando para manter-se como destaque e referência nacional em diversas áreas como comércio e exportação, mas também de pontuar quais são as suas atuais necessidades e prioridades que demandam articulação com o Governo Federal”. Edgard reforçou ainda que o Estado tem as características ideais e competências necessárias para estar inserido de forma qualificada na cadeia global de valores, mercado e comércio.
Participaram da agenda ainda, pela SEPLAN, o Chefe de Gabinete Ruy Ribas, a Coordenadora de Projetos Especiais Valéria Lazzari e a Gestora de Projetos Soraya Costa Eilas, além do Diretor de Integração de Modais da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral.
Via ACN