De novembro de 2018 a fevereiro de 2019, devem ser criadas no comércio catarinense duas mil vagas temporárias formais, e mais 5,5 mil no setor de serviços. A estimativa é de estudo feito pela Federação do Comércio de Santa Catarina. O  número é próximo ao da temporada de 2018, quando se observou a criação de 1.254 vagas no comércio e 5.303 nos serviços, segundo o Caged.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, neste ano, o cenário vem se desenhando mais estável e com cautela por parte dos empresários na hora de contratar. A pesquisa apontou que 71,4% dos empresários contratarão o mesmo número de trabalhadores temporários que no ano passado, e a projeção é de média de 2,92 trabalhadores por empresa.

Outra pesquisa, realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), mostra que quatro de cada dez (38,9%) dos empresários ouvidos  preveem abrir vagas nesta temporada.

No ano passado, menos de um terço (28,9%) dos entrevistados apontava que havia essa possibilidade entre os meses de dezembro e fevereiro, atendendo à demanda do Natal e do verão. Outros 46,56% dos empresários não planejam contratar nos próximos meses, sendo que ainda há 14,5% de indecisos. O levantamento foi realizado pela entidade junto aos seus associados com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de maior índice de potencial de consumo.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz