Em sintonia com as expectativas das últimas semanas, o governador eleito Carlos Moisés da Silva confirmou nesta segunda-feira que o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, seguirá como titular da pasta. Moisés explicou que o secretário prestou excelente trabalho nos últimos 10 meses ao Estado e seguirá no posto com metas como o pagamento da dívida da saúde e os serviços da dívida pública.

Em entrevista após o anúncio, o secretário informou que o Estado fechará este ano com déficit de R$ 700 milhões e para o ano que vem está previsto um déficit R$ 2,3 bilhões (incluindo o de 2018). Apesar de ser um rombo alto, a pasta trabalha com a previsão de zerar o mesmo em 2019 com o crescimento a receita – que avançou 15% em novembro frente ao mesmo mês de 2017 – e corte de despesas.

E o primeiro ato de Paulo Eli após a confirmação oficial foi convidar a atual diretora do Tesouro Estadual (Dite), Michele Roncalio, para ser sua secretária adjunta. Contadora de carreira e nascida em Blumenau, Michele será a primeira mulher a ocupar essa importante função no governo catarinense.

Com graduação em Ciências Contábeis e mestrado em Contabilidade com ênfase em Controladoria e Governança pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Michele é contadora concursada da Fazenda de SC desde 2004. Foi vice-presidente de Controle Interno, Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC) e, na Fazenda, em 2015, coordenou a implantação do Cartão de Pagamentos do Estado de SC (CPESC).

Via NSCTotal – Coluna EStela Benetti