Depois que o Brasil fechou 2014 com déficit comercial de US$ 3,93 bilhões, o primeiro resultado negativo da balança comercial desde 2000, os esforços para aumentar as exportações virão dos setores público e privado. Uma das instituições que estão à frente na estratégia de incentivar pequenas empresas a avançar no mercado externo é o Sebrae/SC.

Uma das prioridades do superintendente do Sebrae, Carlos Guilherme Zigelli é a internacionalização do segmento. Além da assessoria oferecida pelo corpo técnico, há mais duas inciativas em andamento: um acordo com a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) que visa a busca de novos mercados no exterior e uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) para incetivar negócios com a região da Flórida, nos Estados Unidos.

Essa parceria nos EUA foi firmada na gestão do ex-secretário da SDS Paulo Bornhausen, continuou no período da ex-secretária Lucia Gomes Vieira Dellagnelo e terá continuidade com o novo titular da pasta, Carlos Chiodini, que assumirá dia 2 de fevereiro após finalizar seu mandato de deputado estadual.

Via Blog Estela Benetti