frigorifico aurora estrela 0.jpg

Problema sanitário na China pode ser oportunidade para SC ampliar vendas externas

De acordo com agência de comunicação do governo brasileiro, a Agência Brasil, a China voltou a ter parte do seu plantel de suínos atingido pela peste suína africana. Das 31 regiões do país, 18 estão com o problema. Isso significa que o país asiático poderá importar mais o produto de Santa Catarina, afirma o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), José Antônio Ribas Junior.

Ele observa que as informações divulgadas até agora sobre esse problema não são suficientes para ter ideia de como está afetando a produção chinesa.

Contudo, ele acredita que será uma oportunidade temporária, especialmente para este ano, porque o país aprimorou muito seus modelos produtivos nos últimos anos, principalmente para enfrentar esse tipo de problema. Por isso será diferente de 2018 e 2019, quando a China teve um surto dessa doença e as vendas brasileiras para o país saltaram.

– Mais isso é uma oportunidade para o Brasil e principalmente para Santa Catarina, que tem várias plantas credenciadas para exportar para a China – avalia Ribas Junior.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti