A economia catarinense sofreu um baque maior do que a brasileira em função da greve dos transportadores no mês de maio. A prévia do PIB do Estado, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), calculado pelo Banco Central teve uma retração de 4,38% em maio na comparação com o mês anterior, abril e de 2,12% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na média nacional, a retração alcançou 3,34% frente a abril e 2,90% em relação a maio de 2017. Tanto para SC quanto para o Brasil, a greve causou a maior retração mensal desde 2015.

Mesmo assim, no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, Santa Catarina continuou no azul, com crescimento de 2,19% frente ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, a economia estadual cresceu 3,87% na comparação com o mesmo período anterior. O Brasil cresceu 0,73% de janeiro a maio e 1,13% nos últimos 12 meses.

O índice calculado pelo Banco Central considera os resultados das atividades de indústria, comércio, serviços e agropecuária.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti