centro floripa

Economia de SC tem desempenho acima da média do país na maioria dos setores

O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina alcançou crescimento de 4,2% no período de 12 meses até junho deste ano, desempenho que ficou acima da média nacional de 3,2% apurada pelo IBGE no mesmo período. A estimativa é da equipe econômica da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). O PIB oficial do Estado é divulgado pelo IBGE mais de um ano após essas projeções.

O resultado mostrou desaceleração frente ao do trimestre anterior, quando o crescimento em 12 meses fechou em 5%. Mas o economista Paulo Zoldan, que faz esse levantamento e projeções, destacou que apesar disso a economia catarinense vem crescendo acima da média do país desde 2016.

Esse desempenho positivo de SC resulta da alta verificada em uma série de indicadores, incluindo agropecuária, serviços, comércio, indústria, exportações, arrecadação e outros.

A agropecuária foi um dos setores que puxaram o resultado para cima. A safra 2022-2023 cresceu 17,2%, com o clima favorável e produtividade maior. A pecuária avançou 3,5%, puxada pela suinocultura, que cresceu 6,9% em 12 meses.

O volume de serviços é que tem liderado o crescimento e a alta do PIB. Paulo Zoldan destacou que esse setor está 27,9% acima do patamar pré-pandemi. Este ano, teve ritmo menor, com crescimento de 5,4% de abril a junho. No acumulado dos últimos 12 meses, até junho, cresceu 7,6%.

O comércio, que responde por uma parte importante dos serviços, cresceu 2% nos últimos 12 meses até junho. Os destaques foram grandes varejistas e supermercados.

A indústria, mais uma vez, teve resultado negativo. No acumulado de 12 meses até junho teve queda de 3,9% enquanto a indústria nacional foi melhor, embora com estabilidade. Os únicos segmentos da indústria de SC que cresceram no período foram alimentos (3,8%), máquinas e equipamentos (2%) e produtos de borracha e plástico (0,9%). Itens de madeira (-16,8%) e minerais não-metálicos (-14,9%) foram os que recuaram mais no setor industrial.

Essa evolução gradativa, mas positiva da atividade econômica também foi destacada pelo governador Jorginho Mello e pelo  secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, em evento de assinatura de concessão de benefícios a empresas esta semana.

Para o governador, o desempenho econômico acima da média é resultado dos investimentos e do trabalho das empresas catarinenses. Com maior atenção para a concessão de benefícios do Pró-Emprego e Prodec para investimentos, contemplando já R$ 5,9 bilhões em projetos este ano, a expectativa é acelerar ainda mais o crescimento da atividade econômica no Estado.

– Apesar das dificuldades apontadas, Santa Catarina vem despontando como um dos estados de maior crescimento no país. Com uma economia diversificada e um ambiente de negócios dos mais competitivos, o Estado mantém os melhores indicadores sociais e do mercado de trabalho do país – destaca o economista Paulo Zoldan no boletim Indicadores Econômicos e Fiscais de setembro.

O cenário econômico nacional está melhor, com projeção de crescimento do PIB em 2,6% ou mais para este ano. O que afeta o desempenho da economia de SC são os juros altos e a inadimplência, que reduzem as vendas de produtos industrializados no Brasil, e, também, o menor ritmo de exportações em função da situação difícil de países ricos, que estão com juros altos para combater a inflação.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti