Blindar Santa Catarina contra a crise econômica que preocupa o país é muito difícil. Mas amenizar os impactos na vida dos catarinenses é, sim, possível. E algumas ações adotadas pelo Governo do Estado comprovam isso. Hoje, apesar da queda de arrecadação, os pagamentos dos servidores estaduais estão em dia, as principais obras seguem com seus cronogramas e não foi e nem será feito qualquer aumento de impostos estaduais para os contribuintes catarinenses.

O maior controle na folha de pagamento e nos gastos públicos, acompanhado pela reforma da previdência dos servidores estaduais e pela vitória na renegociação da dívida do Estado com a União são alguns dos principais pontos que contribuíram para o equilíbrio das contas catarinenses.

Enquanto muitos estados estão atrasando ou parcelando pagamentos, em Santa Catarina a realidade é outra. Somando o valor aos pagamentos de junho e julho e o adiantamento de metade do 13º salário no último dia 15 de julho, o Governo do Estado colocou R$ 2,3 bilhões na economia catarinense em um intervalo de 30 dias.

Para manter a estabilidade, o Governo do Estado também lançou nos últimos meses pacotes de incentivos para setores estratégicos, como o segmento portuário, de geração de energias limpas e para a área de inovação. Para o agronegócio, a grande novidade é a confirmação de quea Coreia do Sul vai passar a comprar carne suína catarinense, impulsionando as exportações do Estado e gerando emprego e renda para os produtores de SC.

Abertura do mercado da Coreia do Sul para a carne suína catarinense vai gerar maior renda para o agronegócio (Foto: Claudio Thomas )
Abertura do mercado da Coreia do Sul para a carne suína catarinense vai gerar maior renda para o agronegócio (Foto: Claudio Thomas / Secom)

Sem aumento de impostos
O compromisso de não aumentar impostos estaduais em Santa Catarina é outra ação defendida pelo Governo do Estado, indo na contramão de tantas outras federações que já elevaram suas taxas como alternativa diante da queda de arrecadação.

A decisão de não aumentar impostos em Santa Catarina faz parte de uma estratégia para promover os atuais empreendedores em um momento de instabilidade econômica, ao mesmo tempo em que o Estado torna-se mais atrativo para novas empresas, gerando novos empregos e renda para os catarinenses.

Líder nacional na geração de emprego
Esse conjunto de medidas estratégicas traz resultados concretos. Com a promoção da economia, o ciclo da manutenção e geração de empregos é fortalecido. Dados do IBGE comprovam queSanta Catarina tem a menor taxa de desemprego de todo o país, de 6% .

Investimentos nos portos catarinenses, como o de Imbituba, impulsionam crescimento das exportações (Foto: Julio Cavalheiro / Secom)

Inovação é aposta para o futuro
Promover a inovação é outra frente de trabalho, tendo como principal exemplo concreto a construção de 13 novos Centros de Inovação em Santa Catarina. O primeiro foi entregue em junho deste ano, em Lages, na Serra Catarinense. Outras 12 cidades terão estruturas semelhantes, trabalhando a inovação de forma integrada: Chapecó, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul e Tubarão, com obras em torno de 60% concluídas; Itajaí, com 17%; Blumenau, no início das obras; Brusque e Criciúma, que serão licitados em breve; e Florianópolis, Joinville e Rio do Sul, ainda em fase de definição.

Os centros abrigarão espaços como aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios, espaço para eventos e mostras, showroom das empresas instaladas, auditórios e salas de treinamento e de videoconferência.
Cada unidade funcionará regionalmente como estrutura de apoio às mais diversas iniciativas de inovação, educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além de oferecer espaço para capacitação e formação de empreendedores, gestores e professores. A iniciativa é do Governo do Estado, mas os prédios estarão em nome das prefeituras e cada centro terá um comitê gestor. Trata-se de mais uma ação estratégica, fundamental no sentido de desenvolver ainda mais a economia no futuro catarinense.

Centro de Inovação de Lages foi inaugurado em junho. Outros 12 serão construídos no Estado (Foto: Julio Cavalheiro / Secom)
Via G1 SC