portodeitapoadiv0807

Terminal é destaque na movimentação de cargas diferentes em mesmos contêineres

Um dos terminais mais dinâmicos e modernos do Brasil, o Porto Itapoá, no Norte de Santa Catarina, bateu três recordes no mês de julho, em atividades diferentes. O principal foi na movimentação total de contêineres de 20 pés, que chegou a 99.396 TEUs, 10% mais que no mês anterior.

O porto também bateu recorde no movimento de cargas diferentes num mesmo contêiner (as chamadas LCLs). Foram 40 contêineres para 227 pedidos diferentes. E outro número especial foi o total de navios que atracaram no porto: 54 ao todo, o maior número até agora.  

Os outros recordes deste ano na movimentação geral do terminal, ou seja, no total de contêineres, foram nos meses de março e maio, colaborando para o crescimento de 18% da movimentação no terminal no primeiro semestre frente ao mesmo período de 2022.

– Os resultados do primeiro semestre de 2023 apontaram um crescimento de 40% das importações no Porto Itapoá em relação ao mesmo período de 2022. Mostra um movimento de mercado motivado, sobretudo, pela indústria – destaca o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner.

As importações representaram 15% da movimentação do terminal em julho, enquanto as exportações responderam por 13%. As  atividades de transbordo também alcançaram 13% e as demais, incluindo cabotagem, realizaram a outra parte da movimentação.

Os maiores volumes de importação vieram da China, Alemanha e Estados Unidos, na ordem. Máquinas, componentes, plástico, tecidos, confecções e calçados foram os itens mais importados.

Os produtos mais exportados foram carnes congeladas e refrigeradas, madeiras, produtos de madeira, produtos químicos orgânicos e inorgânicos. Os principais destinos foram os Estados Unidos, China e Arábia Saudita.

Segundo Cássio Schreiner, a atividade de transbordo, que consiste em tirar os contêineres de um navio e colocar em outro, com destino diferente, foram importantes no mês passado, com a marca de 13% da movimentação.

via NSCTotal – Coluna Estela Benetti