A retomada dos trabalhos na Comissão Especial da Reforma da Previdência deve concentrar as atenções nos próximos dias. Após a aprovação do texto-base da reforma, os parlamentares agora devem concluir a votação dos destaques ao documento. A semana também contempla a divulgação de indicadores econômicos importantes, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril e os dados do varejo de março. Na lista de balanços agendados para o período, o principal destaque será o resultado da Petrobrás no primeiro trimestre de 2017. Na agenda internacional, as atenções se concentram nos diversos discursos de dirigentes regionais do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Segunda, 8 de maio l Federal Reserve. A agenda dos Estados Unidos prevê discursos de diversos dirigentes regionais do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Nesta segunda será a vez de James Bullard, de St. Louis, e de Loretta Mester, de Cleveland. Na terça- feira falarão Eric Rosengren, do Fed de Boston, e Robert Kaplan, da regional de Dallas. Charles Evans, de Chicago, e Patrick Harker, da Filadélfia, falam na sexta-feira.

Terça, 9 de maio l Previdência. A comissão especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados retoma os trabalhos com a votação dos destaques que podem modificar o texto principal da reforma, aprovado na última semana. Já o plenário da Casa deve realizar sessão deliberativa para continuar a votação do projeto de lei complementar que institui o regime de recuperação fiscal dos Estados.

Quarta, 10 de maio l Inflação do IPCA. O IBGE divulga o resultado de abril do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial de inflação para efeito de política monetária. Em março, o indicador mostrou inflação de 0,25%, ante 0,33% em fevereiro. Foi a menor taxa para um mês de março desde 2012. Na terça-feira (9), a Fundação Getulio Vargas divulga o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de abril.

Quinta, 11 de maio l Varejo. O IBGE divulga os resultados das vendas do comércio varejista em março, importante termômetro do ritmo da economia do País. Em fevereiro, as vendas caíram 0,2% ante janeiro, na série com ajuste sazonal.

O resultado veio no piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,20% a uma alta de 1,80%, com mediana positiva de 0,50%.

l Banco da Inglaterra. O banco central da Inglaterra (BoE) promove sua reunião de política monetária, na qual decidirá sobre os juros no país ou medidas de incentivo econômico.

O BoE divulga no mesmo horário a ata da reunião e seu relatório de inflação.

Segundo Michael Sauders, membro do Comitê de Política Monetária, o banco central inglês ainda estaria proporcionando um estímulo considerável à economia do país se elevasse sua taxa básica de juros do atual patamar de recorde de baixa.

Na última reunião do comitê, apenas um diretor votou a favor de uma elevação de 0,25 ponto porcentual na taxa básica local.

l Petrobrás. A petrolífera brasileira anuncia o seu resultado financeiro relativo ao primeiro trimestre deste ano. No quarto trimestre do ano passado, a empresa reportou lucro líquido de R$ 2,510 bilhões, revertendo um prejuízo de R$ 16,458 bilhões no trimestre imediatamente anterior.

Sexta, 12 de maio.

l Inflação nos EUA. O Departamento de Trabalho dos EUA divulga a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de abril. Em março, o índice teve queda de 0,3%, na margem, enquanto o núcleo – que exclui itens voláteis como alimentos e energia – caiu 0,1%, no primeiro recuo desde janeiro de 2010. Na comparação anual, o indicador cheio avançou 2,4% em março, acima da meta do Federal Reserve, o banco central norte- americano, que é de 2%. A autoridade monetária, porém, prefere outro índice de inflação, o PCE, que mede os gastos com consumo pessoal.

Na véspera, será conhecida a inflação no atacado (PPI).

Via Estadão