mercado de trabalho industria emprego 20191119 1034034625 1

Com uma previsão de R$ 776 milhões em investimentos privados no estado e mais de 77 empregos diretos, a Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) aprovou, por meio do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), a expansão e modernização de três empresas em Santa Catarina. Os projetos foram autorizados no ano passado e com a assinatura do secretário da Sicos, o Prodec está sendo retomado.

“O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), aprovou a postergação de impostos para incentivar o desenvolvimento econômico no Estado. Esse é o objetivo do Prodec, programa que terá continuidade em nossa gestão”, explica o governador Jorginho Mello.

“O Prodec é um programa fundamental para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. É um incentivo à ampliação e expansão de indústrias por meio da postergação de impostos para que o empreendedor possa investir e trazer para o Estado mais empregos. A prerrogativa é para projetos inovadores e sustentáveis promovendo o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. É uma parceria de incentivo onde todos ganham e traz mais oportunidades para Santa Catarina”, esclarece o secretário da Sicos, Silvio Dreveck.

O gerente de novos negócios da Diretoria de Indústria da Sicos, Adílio Anísio, explica que para ser habilitado, ou seja, enquadrado no programa, a indústria precisa apresentar documentos ao Comitê Técnico, além de cumprir requisitos. Após análise, o incentivo é aprovado pelo Conselho Deliberativo. Tanto o Comitê como o Conselho ainda estão sendo formados na nova gestão.

“Ao invés de emprestar dinheiro, o estado permite que a indústria postergue parte do ICMS, valor que será devolvido aos cofres públicos com juros entre 0 a 4% ao ano, sendo benéfico para os empreendimentos”, comenta Anísio.

Empresas que vão investir no Estado

A indústria de papel e embalagem, Irani, é uma das empresas que vai se beneficiar com o programa de postergação de impostos e investirá aproximadamente R$743 milhões para ampliar a capacidade de produção e a suficiência energética, haverá a criação de 10 empregos diretos. A Guimarães e Produtos Químicos de Limpeza vai investir R$7 milhões e a JJ Instalações Comerciais, R$26 milhões.

“Estamos agilizando todos os processos, desburocratizando ações, sempre visando o apoio e o incentivo ao investidor, pois é ele que gera emprego, renda e conforto para o cidadão”, conclui o diretor de Indústria, Anderson Anthony Linzmeyer.

via Governo do Estado de SC