A produção da indústria catarinense registrou em agosto crescimento de 5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas frente ao mês anterior, julho, teve queda de 0,7% na série com ajustes sazonais. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, realizada pelo IBGE. No ano, compreendendo os meses de janeiro a agosto, a produção catarinense cresceu 4,6% e, nos últimos 12 meses avançou 5,1%.

Apesar das subidas e quedas nas comparações com os meses imediatamente anteriores, no ano, o Estado segue com um resultado acima da média do país, que ficou em 2,5%. SC está em quarto lugar nesse indicador, só atrás de Amazonas (10,9%), Pará (9,2%) e Pernambuco (5,6%).  No Brasil, a produção cresceu 2% em agosto frente ao mesmo mês do ano passado, mas caiu 0,3% na comparação com o mês anterior, com ajustes sazonais.

Os melhores resultados do Estado, em agosto, na comparação com o mês anterior, foram alcançados pelos setores de metalurgia (23,6%), produtos de metal (18,9%), confecções (13,2%), materiais plásticos (12,3%) e têxteis (5,8%). As maiores quedas ocorreram em máquinas e materiais elétricos (-8%), alimentos (-6,8%) e veículos e reboques (-1,5%). O setor metalúrgico é impulsionado pela indústria automotiva e pode sofrer alguma retração no médio prazo caso as exportações do setor continuarem recuando.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti