fabiano e naatz.jpg 1

O projeto de lei que revoga a alíquota de 14% sobre o salário de servidores aposentados e pensionistas tem recebido reforço na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além do autor da proposta, deputado Fabiano da Luz (PT), outros nove parlamentares também assinaram e aderiram à proposta até esta segunda-feira (27), número que representa um quarto da Casa.

Entre os 10 signatários há uma diversidade de posições político-partidárias: há deputados de esquerda e outros que integram a base do governo Jorginho (veja lista abaixo). Mas chama atenção que, até este segunda-feira, os outros três deputados do PT não tinham assinado a proposta.

O texto extingue a cobrança aprovada na última Reforma da Previdência, em 2021, que foi defendida pelo Estado como necessária para conter o déficit previdenciário. Até então, os servidores inativos que recebiam menos do que o teto do INSS – o equivalente a R$ 7.087 – eram isentos do desconto. Com a mudança, eles também passaram a ter 14% descontados da aposentadoria.

Fabiano da Luz diz que a adesão “mostra força e demonstra que o Legislativo está olhando com atenção para este problema que afeta milhares de pessoas”. O deputado pretende buscar mais assinaturas para subscrever a proposta junto com ele.

Enquanto o projeto ganha força no parlamento, outra proposta, essa de iniciativa popular, está em análise no Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC), que valida as assinaturas para que o projeto seja aceito pela Legislativo – são 50 mil assinaturas necessárias.

Assinam o projeto:

Fabiano da Luz (PT)