movimento rua comercio empresa aberto 20220102 1553018461

Tempo do processo no Estado diminuiu em 5 dias e 8 horas desde 2019, de acordo com dados do Governo Federal

O tempo médio para abrir uma empresa em Santa Catarina diminuiu em 5 dias e 8 horas desde 2019, de acordo com dados do governo federal. Apesar do processo ter acelerado bastante nos últimos cinco anos, principalmente depois da pandemia, o tempo total de viabilidade e registro de uma nova companhia no território catarinense é mais demorado do que a média do país, mostrando que o Estado ainda tem melhorias a fazer.

Em 2023, o tempo médio para abertura de empresas em Santa Catarina é de 1 dia e 8 horas — o terceiro maior do país, ficando à frente apenas de São Paulo (1 dia e 18 horas) e Pará (1 dia e 13 horas). No Brasil todo, em 2023, a média é de 1 dia e 3 horas. Os dados constam no Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Apesar de ainda ser superior à média brasileira, Santa Catarina acelerou bastante o processo nos últimos 5 anos, como destaca a economista da Fiesc, Jennifer Gonçalves. Em 2019, o tempo médio era 6 dias e 18 horas no Estado.

— Isso demonstra que Santa Catarina está comprometida com a redução no tempo médio de abertura de empresas, proposta pelo governo federal em 2019 como uma forma de melhorar a colocação do Brasil em relação às outras economias. Ainda assim há espaços para melhorias, 21 estados do Brasil têm um tempo médio de menos de 1 dia — destaca a economista da Fiesc.

Tempo médio para abrir empresa por estado

• SE: 7 horas
  • SC: 1 dia e 8 horas
  • PA: 1 dia e 13 horas
  • SP: 1 dia e 18 horas

Tempo para abrir empresa nas principais cidades de SC

Entre as 15 cidades mais populosas de Santa Catarina, segundo o Censo IBGE 2022, Criciúma é a que apresenta o menor tempo médio para abrir empresa (3 horas). Veja quais os municípios mais rápidos:

Tempo médio por cidade

• Criciúma: 3 horas
  • Brusque: 8 horas
  • São José: 9 horas
  • Navegantes: 13 horas
  • Chapecó: 15 horas
  • Tubarão: 17 horas
  • Florianópolis: 18 horas
  • Camboriú: 1 dia e 3 horas
  • Palhoça: 1 dia e 4 horas
  • Joinville: 1 dia e 6 horas
  • Jaraguá do Sul: 1 dia e 7 horas
  • Balneário Camboriú: 1 dia e 9 horas
  • Blumenau: 1 dia e 18 horas
  • Itajaí: 2 dias e 12 horas
  • Lages: 4 dias e 3 horas

Processos de empresas maiores demoram mais

O tempo médio que aparece na plataforma do Governo Federal considera companhias de todo o porte, desde Microempreendedor Individual (MEI) até Sociedade Anônima (S.A). No entanto, para empresas maiores o processo é bem mais demorado, explica a consultora de compliance e governança para startups, Beatriz Favre.

— O processo de abertura da empresa SA é mais burocrático. O analista da Junta Comercial que vai olhar o documento tem muito mais pontos para analisar, e aprovar ou não o registro. A chance de ter erros e coisas a serem corrigidas é maior […] Eu não lembro de ter conseguido registrar uma empresa SA em menos de quatro dias — explica.

É importante destacar ainda, que há processos a serem feitos antes e depois de entrar com o pedido na Junta Comercial. Dependendo do tipo de atividade econômica, a empresa precisa emitir licenças e alvarás de funcionamento.

— Na prática, desde o dia que a pessoa decide abrir a empresa e entra em contato com o contador até a hora que ela pode operar com CNPJ e emitir nota fiscal, pode levar um mês — destaca a consultora.

Via NSCTotal