1 1

Secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, Rogério Boueri Miranda, defendeu a profissionalização da gestão da despesa

A 28ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária, realizada em Florianópolis, recebeu nesta quinta-feira, 10, o secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, Rogério Boueri Miranda. Ele anunciou o desenvolvimento do projeto Qualidade do Gasto Público, em parceria com Ministério do Planejamento, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Fundo Monetário Internacional.

“Melhorar a qualidade do gasto público é a única maneira de resolver uma equação que precisa conciliar os limites da carga tributária com as ilimitadas demandas sociais”, disse Boueri. “Quando o Brasil estava crescendo, ninguém pensou nisso. Agora será bem mais difícil, mas teremos que institucionalizar o processo de qualidade do gasto porque se não fizermos isso, ou estouramos a carga tributária ou deixamos de satisfazer as demandas populares”, acrescentou.

Para o secretário, os Estados devem seguir o mesmo caminho, se já não o fazem. Ele sugeriu que os governos estaduais invistam na institucionalização de carreiras especializadas na gestão das despesas. “Precisamos profissionalizar a gestão dos gastos da mesma forma que foi feito com a gestão da receita. A eficiência da despesa passa necessariamente pela qualidade da análise deste gasto”, destacou Boueri.

Leia mais sobre a 28ª Reunião da COGEF

Via SEFAZ/SC