PortodeSaoFranciscofotoGustavoRottaTesc.jpg 1

O Brasil exportou 47,9 milhões de toneladas de soja para a China, entre janeiro e agosto deste ano. Os dados foram divulgados esta semana pela Administração Geral de Alfândega chinesa, segundo informações do portal Brasil Agro. Desse total, 4,4 milhões de toneladas foram embarcadas no Porto de São Francisco do Sul, representando 9,3% dos grãos.

Nestes primeiros oito meses de 2023, as exportações brasileiras para a China aumentaram 17,3% em comparação com o mesmo período do ano passado (40,9 milhões de toneladas). Já as exportações para o país asiático, a partir do porto do Norte catarinense, cresceram 52%, passando de 2,9 milhões de toneladas para 4,4 milhões de toneladas.

“Santa Catarina se orgulha de ser um corredor de cargas para o país e segue contribuindo com a logística nacional”, afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

“Essa estatística nos enche de orgulho, pois mostra que São Francisco do Sul continua sendo um dos principais portos do país, ajudando a fortalecer a economia de Santa Catarina e do Brasil”, comemorou o presidente Cleverton Vieira, informando que existem 175 instalações portuárias no país.
“E somos o 9º maior porto público do Brasil em movimentação de carga”.

Supersafra impulsiona aumento de 34% na movimentação do Porto de São Francisco

Crescimento anual de 25%

No acumulado do ano, o embarque e desembarque de produtos no Porto de São Francisco do Sul alcançaram 10,8 milhões de toneladas, um acréscimo de 25% com relação aos oito primeiros meses de 2022 (8,6 milhões de toneladas).

Destaque para as exportações, que somaram 6,5 milhões de toneladas, sendo 4,4 milhões de soja e 1,67 milhão de milho, além de óleo de soja (200 mil litros) e madeira (150 mil toneladas).
A importação de mercadorias, por sua vez, chegou a 4,3 milhões de toneladas. O aço foi o principal produto recebido do exterior (2,2 milhões), junto com os fertilizantes (1,7 milhão de toneladas).

Via ACN