Dados da Antaq mostram que SC teve alta na atividade portuária acima da média nacional no bimestre

O setor portuário catarinense fechou os dois primeiros meses de 2024 com crescimento na movimentação de cargas de 11,38% frente aos mesmos meses do ano anterior. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a média do país foi alta de 10,2% no mesmo período. O líder em movimentação de cargas no bimestre em SC foi o Porto de São Francisco.

Apesar de afetado pela falta de operação de contêineres no Porto de Itajaí, SC respondeu por 5,08% da movimentação de cargas do país nos dois primeiros meses do ano. O total de volume chegou a 10,04 milhões de toneladas. Dessas, 7,38 milhões foram de exportações e importações de longo curso e 2,66 milhões de cabotagem, isto é, para o mercado brasileiro.  

Na avaliação do secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, o resultado mostra que Santa Catarina tem um “enorme” potencial logístico e pode crescer ainda mais na movimentação de cargas marítimas.

Ranking dos portos de SC e o total de cargas no primeiro bimestre de 2024:

PortodeSaoFranciscofotoGustavoRottaTesc

1º – Porto de São Francisco: 2,9 milhões de toneladas (Foto: Gustavo Rotta, Divulgação)

Porto Itapoa Divulgacao 2024

2º – Porto Itapoá: 2,1 milhões de toneladas (Foto: Divulgação)

PortodeNavegantes01

3º – Portonave: 2 milhões de toneladas (Foto: Divulgação)

PortoImbitubaAbner Nascimento

4º – Porto de Imbituba: 1,4 milhão de toneladas (Foto: Abner Nascimento, Divulgação)

Complexo portuario Itajai Naveganes Luiz Carlos Souza NSC TV

5º – Outros portos e terminais privados: 1,6 milhão de toneladas (Foto: Luiz Carlos Souza, Complexo Portuário Itajaí Navegantes)

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti