A Arrecadação total das Receitas Federais atingiu, em maio de 2016, o valor de R$ 95.219 milhões, registrando uma redução real (IPCA) de 4,81% em relação a maio de 2015. No período acumulado de janeiro a maio de 2016, a arrecadação registrou o valor de R$ 519.128 milhões, o que representa um decréscimo real (IPCA) de 7,36%.

Quanto às Receitas Administradas pela RFB, o valor arrecadado foi de R$ 93.026 milhões, que corresponde a um decréscimo real (IPCA) de 5,42% em relação a maio de 2015, enquanto que no período acumulado, até maio de 2016, o valor arrecadado atingiu R$ 509.847 milhões, representando uma redução real (IPCA) de 6,69%.

O resultado da arrecadação decorreu, fundamentalmente, do desempenho da economia, evidenciado pelo comportamento dos principais indicadores macroeconômicos que afetam diretamente a arrecadação dos diversos tributos.

Segundo Claudemir Malaquias, chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, “A arrecadação apresenta resultado em linha com o desempenho da atividade econômica. Nestes últimos meses, houve uma diminuição no ritmo da queda. Devemos ser cautelosos em reconhecer que seja uma retomada, entretanto se os índices continuarem nessa trajetória, podemos iniciar a recuperação da arrecadação. ”

Acesse o relatório de arrecadação aqui

Fonte: Secretaria da Receita Federal do Brasil