Em atendimento à comissão especial da Alesc de acompanhamento dos gastos públicos durante a vigência da pandemia de Covid-19, o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, e a gestora adjunta da pasta, Michele Patrícia Roncalio, fizeram ontem uma apresentação sobre a situação fiscal e orçamentária do Estado referente aos oito primeiros meses deste ano.

Conforme Eli, o Estado segue em processo de saneamento financeiro, ainda decorrente da crise econômica ocorrida entre os anos de 2015 e 2017. “Estamos trabalhando muito fortemente na questão da contenção dos gastos e da expansão da receita para retomarmos o desenvolvimento econômico”.

Foi registrado superávit de R$ 980 milhões entre janeiro e abril deste, e de R$ 1,74 bilhão entre maio e agosto. A Secretaria da Fazenda ressaltou ainda que foram atingidos os repasses para a saúde (15%) e a educação (25%), de aplicação obrigatória. Uma das metas da secretaria é chegar ao final do ano de 2022 com uma redução do gasto com os servidores públicos para 40% da receita estadual, entre salários e aplicações previdenciárias.

 

Via Notícias do Dia – Coluna Poder 01/10/20