A pressão pela Reforma da Previdência em Santa Catarina vem crescendo dentro da Assembleia Legislativa (Alesc). Nesta quarta-feira (26), durante a sessão plenária, deputados cobraram o envio do projeto pelo Executivo. O texto, no entanto, ainda passa por estudos. A tendência é que na próxima semana uma nova reunião envolvendo órgãos do governo discuta a questão antes da conclusão.

Mas o governo ainda fará um “teste” do projeto. Ele será discutido com deputados antes mesmo do envio formal à Alesc. A ideia é evitar o máximo possível alterações de impacto. Fontes do governo lembram da primeira tentativa fracassada de Moisés. Em 2019 ele enviou uma proposta de Reforma, mas ela recebeu uma emenda do deputado Maurício Eskudlark (PL) que atingia diretamente a economia inicialmente prevista.

O movimento dentro da Assembleia cresce a cada dia para a discussão da proposta. Os principais líderes internos já demonstraram publicamente a vontade de debater o texto ainda em 2021. É o caso do presidente da Casa, Mauro de Nadal (MDB), e do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Milton Hobus.

Em paralelo à discussão técnica do projeto, que é feita internamente, o governo vai agir dentro da Assembleia para garantir a aprovação. Para isso, uma das ideias é agilizar a tramitação através de uma análise conjunta pelas comissões. Mas, enquanto a disposição entre os políticos é grande, a reação deve ser na mesma proporção entre os servidores. Algumas categorias já estão de olho e se manifestando nas redes sociais.

Via NscTotal- Coluna Ânderson Silva