52261859520 2322dd70fa c

Santa Catarina gerou 48.471 mil vagas de emprego nos três primeiros meses de 2023, ocupando a terceira posição no país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, estados mais populosos.  Dessa maneira, o estado segue à frente de seus vizinhos do Sul. Em março, foram 11.885 oportunidades criadas, o segundo maior número dentro da série histórica.  Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 27, pelo Governo Federal, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O governador Jorginho Mello destaca que foram mais 11 mil novas vagas de emprego apenas em março. Segundo ele, o resultado do Caged demonstra a força da economia catarinense. “Santa Catarina é referência nacional quando o assunto é emprego e esses dados são consequência da nossa força produtiva, com uma classe empreendedora confiante e segura para investir aqui”, destaca. 

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, enfatiza a economia forte e diversificada. “O mérito desse resultado é dos empreendedores e do povo catarinense. O Governo de Santa Catarina busca atuar como um facilitador do desenvolvimento, atuando lado a lado das forças produtivas”, afirma Dreveck.

O diretor de Emprego e Renda da Sicos, Carlos Alberto Arns, explica que mesmo com uma população menor, Santa Catarina gerou mais empregos que os vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná. “Em números absolutos, ficamos apenas atrás de São Paulo e Minas Gerais, que possuem populações muito maiores”, conclui. 

Atividades Econômicas 

Na divisão por setores econômicos, o destaque em março ficou para os serviços. Foram mais de 5,7 mil novos empregos. A construção civil veio logo em seguida, com o maior crescimento em termo relativos, 1,92%. A indústria (987 mil) e produtos têxteis (524) também tiveram saldo positivo. 

Ranking Municípios Catarinenses 

Em março, dois municípios ultrapassaram a marca de mil postos de emprego criados. No mês, o ranking foi encabeçado por Itajaí, com 1.293 postos, seguido de Jaguaruna, com 1.075 postos. Em relação ao acumulado do ano se destacam Joinville (4.443), Itajaí (3.724) e Chapecó (2.229).

Via SEF/SC