Apesar de ter realizado grandes investimentos entre 2011 e 2014, Estado conseguiu reduzir o comprometimento da RCL no último ano

Mesmo com o grande volume de recursos contratados entre 2011 e 2014 para obras e investimentos, Santa Catarina continua entre os Estados menos endividados do Brasil. Segundo o relatório do último quadrimestre de 2014, concluído pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) na última sexta-feira, 13, a dívida caiu para 45,14% da Receita Corrente Líquida (RCL) em dezembro de 2014. Ao final de 2013, a conta representava 47,92% da receita. O limite é de 200%.

A lista dos Estados endividados é encabeçada pelo Rio Grande do Sul (209,33%). Em segundo, ainda dentro do limite, está Minas Gerais (178,9%). O Paraná comprometeu 58,11% da sua receita com a dívida. Para o diretor Wanderlei Pereira das Neves, da Diretoria de Captação de Recursos e da Dívida Pública da SEF/SC, o desempenho de Santa Catarina é resultado do aumento da arrecadação e também da renegociação de dívidas. “E poderia ter sido melhor se não houvesse a alta do dólar”, observa.

O relatório com os dados do último quadrimestre de 2014 já foram enviados pela Fazenda Estadual às agências de rating. No ano passado, o Estado de Santa Catarina manteve a nota BBB- (BBB menos) Perspectiva Estável, tanto da Fitch Ratings quanto da Standard & Poors, duas das mais importantes agências internacionais de classificação financeira. O rating é uma análise sobre a capacidade de um órgão (país, Estado, município ou empresa) de saldar compromissos financeiros.

Veja o relatório completo aqui.

 

Via SEFAZ/SC