icons 842865 1280

Índice de Transparência do Contencioso Administrativo Tributário (iCAT) é organizado pela Fundação Getúlio Vargas

Santa Catarina é um dos estados com maior transparência nos julgamentos administrativos tributários de acordo com ranking elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. O Estado alcançou 76 pontos de um total de 100, antecedido por Bahia, 90 pontos, São Paulo e Minas Gerais, ambos com 80. A cerimônia de premiação será realizada nesta terça-feira, 17 de maio, em São Paulo.

Esta é a 3ª edição do Índice de Transparência do Contencioso Administrativo Tributário (iCAT). Na edição anterior, Santa Catarina liderou o ranking com 72 pontos. “Avançamos 24 pontos desde a primeira edição e fomos os primeiros a lançar o tribunal eletrônico, garantindo transparência, agilidade e confiabilidade ao processo”, destaca João Carlos Von Hohendorf, presidente do Tribunal Administrativo Tributário, vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda (TAT/SEF).

Hohendorf explica que o Estado só foi superado no ranking por dois motivos: primeiro porque não divulga as notificações fiscais por entender que se trata de sigilo fiscal previsto em lei; segundo porque disponibiliza os processos em tempo real, enquanto o iCAT solicita uma planilha mensal de acompanhamento. “É só uma inadequação que não compromete a transparência”, explica.

Contencioso administrativo tributário – em caso de autuação fiscal, todo contribuinte tem o direito de defender-se de forma administrativa junto à Fazenda antes de recorrer ao Judiciário. Em Santa Catarina, o julgamento dessas ações é feito pelo Tribunal Administrativo Tributário (TAT), que analisa os documentos e provas que tentam reverter a cobrança do tributo.

TAT – O Tribunal Administrativo Tributário é o órgão responsável por julgar os contenciosos administrativo-tributários que envolvem três tributos de competência estadual: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCMD).

iCAT – O iCAT avaliou os tribunais administrativos dos 26 Estados brasileiros, do Distrito Federal, da União e do município de São Paulo, para efeito de comparação de dados. O objetivo é dar mais transparência ao contencioso administrativo tributário.

 

RANKING        PONTUAÇÃO

ESTADO 2015 2014 2013
Santa Catarina 76 72 52
São Paulo 80 68 53
Minas Gerais 80 68 32
Bahia 90 64 32

 

Via SEFAZ/SC