balcao de emprego

carteira de trabalho

Santa Catarina gerou 26,2 mil novos postos de trabalho em janeiro

Dados divulgados na sexta-feira (15), pelo Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam que no mês de janeiro Santa Catarina foi o segundo estado brasileiro com o maior saldo de vagas de trabalho geradas no período, com 26,2 mil novos postos. O estado catarinense ficou atrás apenas de São Paulo, que criou 38,5 mil vagas durante o primeiro mês do ano.

Indústria e mercado de trabalho

Ainda de acordo com os dados do Novo Caged, dos empregos gerados em Santa Catarina, 18,13 mil foram criados pela indústria, sendo 14,25 mil pela indústria geral e mais 3,87 mil pela indústria da construção.

“A indústria catarinense puxando para cima a geração de novos empregos no estado é uma notícia muito animadora, já que para cada 10 postos de trabalho criados na indústria, outros 16 empregos indiretos são gerados. O impacto desses números na economia do estado é muito relevante, e destaca o protagonismo da nossa indústria”, comentou o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.

Para o economista João Pitta, do Observatório FIESC, a expansão observada na indústria representa uma recuperação parcial dos fechamentos de vagas ocorridos no fim do ano passado. “O segmento de têxtil, confecção, couro e calçados liderou a geração de empregos na indústria de transformação, com um saldo positivo de 4,6 mil postos em janeiro. Entre as atividades, a confecção de peças do vestuário foi a principal, devido ao início das produções de novas coleções de outono/inverno”, explica.

De acordo com ele, a construção ocupou o segundo lugar no ranking industrial catarinense, com 3,87 mil postos de trabalho gerados, principalmente na construção de edifícios. A queda nos custos de produção do setor e o aumento na concessão de crédito imobiliário influenciaram positivamente o resultado, avalia Pitta.

No primeiro mês do ano, Santa Catarina registrou 152,9 mil admissões, contra 126,7 mil desligamentos.

Brasil

O saldo de empregos gerados no Brasil no mês de janeiro foi de 180,4 mil, resultado de 2,07 milhões de admissões e 1,88 milhões de desligamentos no mês. Das 27 unidades da federação, apenas duas apresentaram saldo negativo em janeiro: Acre e Maranhão.

O estoque total de vagas foi de 45,7 milhões de postos de trabalho, ficando positivo em 4 dos 5 grandes grupamentos de atividades econômicas com saldos positivos no mês.

No País, o setor de serviços criou 80,6 mil novos postos. A indústria geral, desconsiderando a construção civil, somou 67,03 mil empregos criados. Mais 49,1 mil vagas foram criadas no setor da construção. A agropecuária 21,9 mil novos postos. Já o setor de comércio apresentou saldo negativo de 38,2 mil empregos em janeiro de 2024.

Via SCC10