Legado dos 40 anos de Fazenda

Se a vida é um contínuo vir a ser, só o tempo dirá e ele não perdoa. Realidade constatada após anos e nem sempre vislumbrável.Há quatro décadas, gestores visionários da secretaria da Fazenda, perceberam que as lacunas de agentes públicos só agravavam a diminuta receita, criando dificuldades em suprir as altas demandas no campo social, leia-se: educação, saúde e segurança, restando pouco ou quase nada para investimentos, como infraestrutura. Editais dos concursos lançados em 1983 e 1984 acolheram, por aprovação, cerca de 270 profissionais, nas categorias de fiscais de tributos estaduais e de mercadorias em trânsito. Se de um lado contribuintes estabelecidos passaram a ter vigilância constante, os que operavam no transporte de mercadorias tiveram o sossego prejudicado. Para seguir em vantagem, estratégias foram criadas no seu modus operandi. Enquanto do lado fazendário intensificaram-se os métodos de atuação como a qualificação e pesquisa, utilizando mais o monitoramento e acompanhamento para após, quando necessário, a punição, deixando para trás a pecha do rato correr atrás do gato.

Atualmente
No transcorrer do tempo, a pedra bruta foi se moldando e sua lapidação transformando-se em joia rara. A celebração, simbolizada em esmeralda pelas bodas dos 40 anos de vivência no fisco catarinense, junta-se às comemorações dos 187 da criação da pasta da Fazenda em 21/3/1837. As duas categorias originais foram incorporadas pela de auditores fiscais da Receita Estadual hoje, em sua maioria, aposentados, com poucos no efetivo exercício. Na trajetória se destacaram, quer nas ações diretivas, nos campos de pesquisas criando metodologias elevando o nível das autuações. Alguns desenvolveram atividades fora da pasta, em outros órgãos ou poderes. Há os que migraram para outras plagas e as homenagens aos que partiram deixando saudades. Mas o legado dos 40 está registrado.

Caminhada das Santas
Inicia em 23/4, próximo sábado, após a Santa Missa, no Paes Lemes, em Imbituba, a 22ª Caminhada das Santas. Num percurso de 210 km passando pelo santuário da Beata Albertina, em São Luiz, Imaruí, concluindo na tarde de Sexta-feira Santa na comunidade de Vígolo, Nova Trento, de Santa Paulina. Idealizada pelo doutor Irmoto Feuerschuette e os médicos Volnei, Claudionor e Clodomir, em 2002, a caminhada terá a participação de 36 peregrinos. Integram-se ao grupo os participantes do 9º Caminho do Sul, que iniciaram em 5 deste mês, no Santuário do Padre Reus, em São Leopoldo (RS). Que os propósitos a seguir conduzam os peregrinos: beatificação do Padre Reus, santificação de Albertina e agradecimento à Santa Paulina.

Imposto de Renda
As pessoas físicas devem, a partir do dia 15 de março até 31 de maio, providenciar o preenchimento da declaração de imposto de renda, ano base 2023. É imprescindível reunir inúmeros comprovantes de rendimentos, de despesas e outros. Pela quantidade da informação e esclarecimento de dúvidas, sugere-se recorrer a um profissional da contabilidade, evitando erros e a consequente penalização, inclusive tendo CPF suspenso. Para os que declararem em modelo completo, podem destinar até 3% do imposto devido para o Fundo da Infância e Adolescência e até 3% para o Fundo da Pessoa Idosa. O contribuinte deverá preencher o quadro doações, diretamente na declaração, escolhendo o Estado de SC e, em seguida, o município, sendo que para cada fundo o programa já estabelece o valor máximo a ser destinado. Após, é só imprimir as guias e efetuar os pagamentos até o dia 31/5/2024. OBS: se não pagar até a data, deverá retificar sua declaração e excluir as destinações e, com isso, pagar integralmente à Receita Federal do Brasil.

Refletindo
“A beleza é a eternidade a olhar-se ao espelho. Mas vós sois a eternidade e o espelho”. Khalil Gibran. Uma ótima semana!”

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal aposentado da Receita Estadual de SC

“Este é um artigo de opinião, cujo teor é de inteira responsabilidade do autor, e não expressa necessariamente a opinião desta entidade, não sendo, portanto, por ela endossado.”