O governo de Santa Catarina fechou setembro com queda real de 4,31% na arrecadação frente ao mesmo mês de 2015, mas há leves sinais de recuperação, informou o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni. O total de receita tributária do mês alcançou R$ 1,8 bilhão, o que inclui a arrecadação própria de ICMS, IPVA e outros impostos, mais repasses da União. Esse número mostra crescimento nominal de 4,27% frente a inflação de 8,97% nos últimos 12 meses.

Os principais indícios de recuperação da economia foram registrados nos setores de combustíveis, embalagens, bebidas e agroindústria. Há sinais de que a economia está saindo do fundo do poço, mas um setor importante que ainda não reagiu foi o de energia.

– O alerta vermelho ainda está aceso, a arrecadação ainda está R$1,4 bilhão abaixo do orçado, mas continuamos trabalhando para reverter essa curva descendente – disse Gavazzoni.

Segundo ele, operações de grande porte estão sendo estruturadas e deverão contribuir para a retomada consistente da economia do Estado. Conforme o secretário, a ação é focada no mau contribuinte, sem penalizar os demais com mais impostos.

No mês passado, parte do resultado positivo foi obtido graças à operação Adubo Forte, iniciada em 2015 pela Fazenda, que investigou o aproveitamento de créditos de ICMS em valores superiores aos permitidos em operações de aquisição de adubos e fertilizantes, vindos dos estados do PR e RS.

Via DC -Coluna Estela Benetti