No triênio 2016-2018, a Celesc vai construir seis novas subestações de energia elétrica, de 138 kV, em cidades da região Norte de Santa Catarina. O objetivo é atender às demandas da expansão industrial. Duas delas serão em Joinville: uma no bairro Boa Vista e outra no Vila Nova. Serão erguidas ainda subestações em Araquari, São Francisco do Sul, Guaramirim e Jaraguá do Sul, cidades-polo ou em acelerado crescimento, tendo dinâmicas próprias da economia.

Joinville poderá expandir atividades empresariais, mas isso dependerá do ciclo econômico pós-crise. A decisão da Celesc ampliar investimentos deriva, naturalmente, de pressão do empresariado, mas, igualmente, da compreensão de que se confirmará a retomada de expansão da economia a partir de 2017, que reclama adequado fornecimento de energia, insumo essencial à produção. Tanto das companhias já instaladas, como de outras que virem a se instalar nos municípios.

No período de 2011 a 2015, a Celesc construiu oito subestações, após intensa pressão dos industriais. Duas delas ficam em Joinville: no Perini Business e na General Motors. As outras construídas neste período se situam em Araquari para atender às necessidades da Hyosung e da BMW, além das de Itapoá, Garuva, Papanduva (área industrial) e Papanduva-Canoinhas.

Via AN -Coluna Cláudio Loetz