fiescuruguai2

Com menos da metade da população de Santa Catarina, quase 3,5 milhões de habitantes, o Uruguai é um país com economia parecida com a do Estado em alguns aspectos. Um deles é o destaque no setor de tecnologia da informação que em 2019 exportou US$ 937 milhões. É justamente nesse setor que SC e o país do Mercosul podem firmar cooperação. Essa foi a conclusão de seminário realizado nesta terça-feira pela Federação das Indústrias (Fiesc) com a participação do embaixador do Uruguai no Brasil, Guilhermo Valle Galmés e o embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio José Ferreira Simões.

Como tem mercado pequeno, o Uruguai busca atender outros países e o principal cliente na área de tecnologia da informação é os Estados Unidos. Para o embaixador uruguaio, é possível firmar alianças estratégicas e é possível assinar um acordo com esse objetivo.

De acordo com Simões, a Câmara Uruguaia de Tecnologia da Informação tem demonstrado interesse em fazer acordo com empresas brasileiras para buscar terceiros mercados. Do total exportado pelo Uruguai, cerca de 70% vai para os EUA. Como tanto SC quanto o Uruguai têm empresas pequenas e médias no setor, o fechamento de acordo pode ser facilitado.

Entre as lideranças da Fiesc que acompanharam o evento estava o presidente Mario Cezar de Aguiar e a presidente da Câmara de Comércio Exterior, Maria Teresa Bustamante.

– Estamos muito próximos e fazemos parte do Mercosul. Santa Catarina tem uma corrente de comércio internacional importante, mas pode, seguramente, incrementar o comércio com o Uruguai – afirmou Aguiar.

Bustamante lembrou da importância dos acordos comerciais do Mercosul e da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). Segundo ela, esses acordos facilitam os negócios entre países e podem ajudar nessa maior aproximação de SC com o Uruguai.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti