Encontro foi realizado pela Câmara de Assuntos Tributários e Legislativos na tarde desta terça-feira

O secretário-adjunto da Fazenda Renato Lacerda e o diretor de Administração Tributária Julio Cesar Fazoli participaram, na tarde desta terça-feira (7), da reunião que marcou o início dos trabalhos da Câmara de Assuntos Tributários e Legislativos da FIESC. Entre os destaques da pauta, que reuniu cerca de 30 dirigentes empresariais do Estado, estavam as expectativas para 2017 e a retomada do crescimento econômico. “As projeções nos mostram que, encerrada a crise, teremos ao menos dois anos de crescimento acentuado pela frente”, avaliou Renato Lacerda.

Com números e gráficos, o secretário-adjunto mostrou aos empresários um retrato fiel do desempenho da economia catarinense desde o início da crise, em 2015. Ao lembrar que outros 21 Estados elevaram a carga tributária nos últimos dois anos, Lacerda ressaltou o compromisso do Governo de Santa Catarina de não aumentar impostos. “É uma questão de justiça fiscal: seguramos a carga tributária e estamos mantendo a vigilância sobre as empresas e os contribuintes porque acreditamos que, se todos pagam, todos pagam menos”, explicou.

O secretário-adjunto e o diretor também destacaram os bons indicadores de Santa Catarina – o Estado tem um dos menores índices de desemprego do País – e ressaltaram as ações implementadas pelo Governo do Estado no intuito de transmitir segurança e atrair novos investidores.

Legislação – Em pouco mais de três horas de reunião, houve ainda espaço para debater pontos específicos da legislação tributária, como os benefícios fiscais. Os empresários manifestaram preocupação com mudanças recentes na Lei do ICMS. O secretário-adjunto Renato Lacerda e o diretor Julio Fazoli se colocaram à disposição para analisar as reivindicações.  “Estamos de portas-abertas para os investidores e empresários: uma de nossas prioridades é manter essa sinergia entre a iniciativa pública e a privada”, disse o diretor Julio Fazoli.

A reunião foi liderada pelo presidente da Câmara de Assuntos Tributários e Legislativos da Fiesc, Sérgio Alves, ex-secretário da Fazenda de Santa Catarina.

Via SEFAZ/SC