30 01governonopaper3

“Nossa intenção é não ter mais papel tramitando entre as secretarias do Executivo estadual, até abril deste ano,” comentou o secretário adjunto da Administração Luiz Antônio Dacol nesta terça-feira, 30, durante encontro que marca o início dos treinamentos de representantes de todas as secretarias para total digitalização dos processos. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Administração, no Centro Administrativo do Governo, na Capital.

As primeiras equipes treinadas para uso das novas funcionalidades do SGPE- Sistema de Gerenciamento de Processo Eletrônico foram as da Secretaria da Administração, cuja  implantação ocorrerá a partir do dia 4 de fevereiro. Os servidores treinados atuarão internamente como multiplicadores do conhecimento e o manual para aprender a lidar com as novas funcionalidades do sistema será distribuído entre os demais servidores da SEA, até o final do mês. As demais secretarias seguem cronograma de implantação ja definido.

Além da agilidade na tramitação de processos, evitando os deslocamentos e a entrega física dos documentos aos setores pelos Correios ou veículos do Estado, o Governo sem Papel promoverá significativa economia aos cofres públicos. São cerca de R$ 26 milhões de reais por ano de economia, considerando os mais de 870 mil processos que tramitaram fisicamente no ano passado ao custo médio de cerca de R$ 30,00 cada. Isso sem contar a economia com o material de expediente e transporte. “Estamos dando um salto de qualidade, aumentando a eficiência do Governo e economizando recursos públicos”, disse o Coordenador do Projeto Félix Fernando da Silva durante o encontro.

30 01govrnopaper2

O Governo Sem Papel é uma das etapas do processo de implantação do Governo Digital defendido pelo Governador Moisés para melhorar a celeridade nas tramitações e conclusões de processos do Governo e promover a entrega aos cidadãos de serviços públicos de forma digital, evitando deslocamentos e racionalizando o uso dos recursos.