No programa semanal Com a Palavra, o Governador, Raimundo Colombo fala sobre a queda na arrecadação de 5% acumulada de janeiro a julho desse ano e as principais ações para minimizar os impactos. Outros assuntos de destaque foram a restauração do Colégio Rosa, em Lages, os novos sistemas de abastecimento de água em São Joaquim e Otacílio Costa, que serão inaugurados na próxima semana, e a nova edição dos Projetos de Eficiência Energética da Celesc. O Estado registrou queda acumulada, de janeiro a julho, de 5% na arrecadação. Isso representa quase R$ 1 bilhão abaixo do previsto na Lei de Orçamentária Anual. Julho teve o pior desempenho para o mês desde 2004. Quando em comparação ao mês anterior (junho 2016), o impacto negativo é de R$ 100 milhões para os cofres do Estado. “O mês de julho foi um do piores na arrecadação nos últimos anos, praticamente desabou, sendo menor que junho do ano passado. Nos surpreendeu porque a expectativa era de que julho já significasse uma retomada. As pessoas estão mais otimistas, mas o consumo não aumentou e o reflexo veio no final do mês com a baixa arrecadação”, destacou Colombo.

O governador falou também das medidas adotadas para compensar a queda na arrecadação. “Os investimentos em educação e saúde chegam a 50% da nossa arrecadação e, com isso, vamos sacrificar outras áreas. Menos as obras, porque essas são de fontes de recursos diferentes. Conversei com os governadores do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e com nossos técnicos para saber o que eles estão fazendo. Discutimos as alternativas e eu resisto em aumentar os impostos. Acho que isso não é a solução porque agrava a crise, aumenta o desemprego e acaba punindo a sociedade”, disse. Outro assunto do programa foi a nova edição dos projetos Energia do Bem e Bônus Eficiente, feitos com recursos de R$ 33 milhões do Programa de Eficiência Energética. Eles vão permitir que os consumidores residenciais, da área de concessão da Celesc, possam trocar eletrodomésticos antigos por novos modelos, mais eficientes e econômicos, com 50% de desconto em relação ao preço de mercado. São 6,5 mil refrigeradores, 2,5 mil freezers e três mil aparelhos de ar condicionado modelo Split que serão disponibilizados na rede de lojas Colombo. “Esse é o caminho para diminuir o custo. Fizemos isso nos hospitais filantrópicos, o que reduz a conta do mês. Assim conseguimos ter um consumo menor”, completou Colombo.

O governador também falou sobre a inauguração na próxima semana de dois sistemas de abastecimento de água, um em São Joaquim e outro em Otacílio Costa. A Casan investiu cerca de R$ 3,3 milhões. “Isso é fundamental para a saúde pública. Estamos investindo quase R$ 2 bilhões para que até 2018 tenhamos 50% da população urbana atendida pela Casan com esgoto tratado. Com isso teremos os melhores índices do Brasil, o que antes éramos os piores”. Com a restauração concluída, o Grupo Escolar Vidal Ramos (Colégio Rosa), no município de Lages, será entregue à população na próxima quinta-feira, 11. Os investimentos chegaram a R$ 6,5 milhões, o local será transformado em um centro cultural e administrado pelo Sesc nos próximos 30 anos. “Eu falo sobre isso com alegria porque esse colégio fica perto da casa dos meus pais, onde me criei em Lages. É um dos prédios mais bonitos do Brasil, deixa a cidade mais bonita e eleva a autoestima das pessoas. Uma forma de homenagear a história de uma das cidades mais belas do sul do Brasil”, afirmou.

Via Portal Exxtra