Entrega dos relatórios foi feita pela diretora Graziela Luíza Meincheim

O Balanço Geral do Estado 2016 foi entregue nesta segunda-feira, 8, em Brasília, à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda. A entrega foi feita à subsecretária de Contabilidade Pública, Gildenora Milhomem, e ao coordenador de Normas dos Entes da Federação, Leonardo Nascimento, pela diretora de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Graziela Luíza Meincheim, e os contadores Maria Luíza Seemann e Gutemberg Sales.

O Balanço Geral do Estado foi elaborado pela Diretoria de Contabilidade Geral da Fazenda. O tema da edição 2016 é a forte característica do povo catarinense: superação. Cada abertura de capítulo traz a história de um catarinense que superou dificuldades em 2016. “Queríamos mostrar pessoas que, assim como o Estado, venceram grandes desafios no ano passado movidos por dedicação, esforço e muito trabalho”, explicou Graziela.

A publicação, prevista em lei, traz a prestação de contas das ações realizadas pelo Poder Executivo no ano passado e tem o objetivo de levar os dados aos cidadãos, em linguagem acessível e com contextualização das informações. Gildenora ressaltou a “ousadia” e o pioneirismo de Santa Catarina na elaboração do material. “Quem dera todos os Estados do Brasil conseguissem atingir este nível”, comentou.

Volumes

O Balanço Geral do Estado 2016 é composto por dois volumes. O volume 1 tem 264 páginas e traz uma panorâmica geral do Estado, destacando as ações desenvolvidas nos aspectos administrativos e sociais. Apresenta também os principais indicadores econômicos e informações sobre a gestão orçamentária e financeira, com enfoque na arrecadação, nos investimentos e no cumprimento dos limites constitucionais e legais de gastos com saúde, educação, pessoal e endividamento, além dos demonstrativos contábeis que reúnem informações inerentes à situação patrimonial e financeira de SC.

No volume 2, encontram-se os anexos exigidos pelas normas legais, assim como o Relatório da Diretoria de Captação de Recursos e da Dívida Pública e o Relatório da Diretoria de Auditoria Geral. No volume 3 pode-se verificar o acompanhamento físico e financeiro dos programas de governo, bem como as ações priorizadas nas audiências públicas regionalizadas.

Via SEFAZ/SC