gavazzoni fecam

Antonio Gavazzoni apresentou aos dirigentes um panorama do cenário econômico de Santa Catarina

Atendendo a convite do Conselho Político da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), o secretário Antonio Gavazzoni (Fazenda) apresentou aos dirigentes municipais um panorama do cenário econômico de Santa Catarina. Ao longo da conversa, realizada nesta semana, os gestores falaram ainda sobre a crise e os reflexos na arrecadação do Estado e dos Municípios. “A crise é de todos nós: temos de nos ajudar”, disse Gavazzoni.

Na tentativa de colaborar com os administradores municipais, o secretário falou sobre a política adotada pelo Governo do Estado para enfrentar a turbulência econômica, destacou números e lembrou do compromisso assumido pelo governador Raimundo Colombo de não aumentar impostos. Santa Catarina está entre os seis Estados do Brasil que não elevaram a carga tributária. “A grande obra de qualquer gestor público, num momento de crise, é não aumentar impostos, manter e gerar empregos, ter coragem para realizar mudanças estruturantes e fortalecer parcerias”, disse o secretário ao defender a manutenção da política.

Outro assunto da pauta foi o impacto da crise na arrecadação do Estado em 2016. O secretário disse que a arrecadação deste ano não deve crescer mais do que 1% (nominal) e destacou que, entre as alternativas dos gestores está a qualificação do gasto público e a realização de mudanças estruturantes, a exemplo do que fez o Governo do Estado no último ano. Ao encerrar sua participação de quase quatro horas na reunião, Antonio Gavazzoni se colocou à disposição da instituição para futuras conversas e destacou a importância do diálogo entre os governos.

Presidente da FECAM, a prefeita Sisi Blind (São Cristóvão do Sul) agradeceu a participação do secretário Antonio Gavazzoni e lembrou que a situação do Estado é vivenciada também na maioria dos 295 municípios de Santa Catarina, especialmente naqueles que tem a arrecadação baseada no ICMS. “Este é um assunto que está tirando o sono de muitos de nós e acreditamos que precisamos conversar e achar caminhos conjuntos neste momento de dificuldade”, disse a presidente ao coordenar os trabalhos.

Via SEFAZ/SC