Um dos setores mais fortes e promissores da economia catarinense, o madeireiro, que inclui desde reflorestamento até produtos industrializados e criou 1.833 empregos este ano, pressiona o governo para conseguir melhores condições de competitividade. Com apoio da nova frente parlamentar do setor, conseguiu negociar com o governo uma paridade tributária. O governador Raimundo Colombo assinou decreto que equilibra as alíquotas de ICMS para madeira com os estados vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná. Além disso, a Secretaria da Fazenda estuda uma redução dos encargos da dívida que empresas do setor têm com o Estado.

Essas novidades foram anunciadas em evento do setor em Rio do Sul pelo deputado estadual Milton Hobus (PSD) ao lado dos parlamentares Patrício Destro, Nilso Berlanda e Gabriel Ribeiro, que também integram a frente. O setor se reinventou em SC vem ganhando competitividade.

Ano passado exportou US$ 843 milhões, 5,8% mais do que no ano anterior. No primeiro trimestre deste ano, já obteve lá fora US$ 227 milhões, o que representa 11,7% do total de exportações do Estado. Os principais mercados são os EUA, México, Reino Unido, China e Arábia Saudita. Segundo o presidente do Sindimade, o sindicato das empresas do setor no Alto e Médio Vale do Itajaí, Dieter Grimm, todos os segmentos da madeira estão com boas perspectivas.

O setor conta com 5.548 empresas das áreas de móveis (31%), madeira (28%), celulose e papel (27%) e silvicultura (15%). E novos segmentos de produtos, alguns mais tecnológicos, estão surgindo.

Via DC – Coluna estela Benetti