Ranking foi feito pela organização de apoio a empreendedores Endeavor.
Entre os critérios estão tempo para abrir uma empresa, inovação e mercado.

Florianópolis, Joinville e Blumenau estão entre as cidades brasileiras que mais favorecem o empreendedorismo, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) da Endeavor, organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto.

O ranking foi divulgado na quinta-feira (17), na terceira edição da avaliação. Na listagem constam 32 cidades brasileiras, que representam 40% do PIB brasileiro. Foram avaliados 60 indicadores em sete pilares.

Itens como tempo para abrir empresa, alíquota de impostos nos munípios, trânsito, distância para o porto mais perto, escolaridade e salários, bem como infraestrutura, mercado, inovação e capital humano foram levados em conta.

A capital catarinense ficou em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo. Segundo a Endevor, Florianópolis é “um exemplo de planejamento e da importância dos formuladores de políticas públicas para o desenvolvimento econômico, institucional e social”. Em 2015, a cidade já estava nessa posição. Em 2014, aparecia como a mais empreendedora do país.

Joinville, no Norte, subiu cinco posições na lista com relação a 2015, ficando como 4ª cidade mais empreendedora do Brasil. E Blumenau, no Vale do Itajaí, aparece em 13º lugar, cidade que também subiu no ranking.

Confira a listagem completa do ICE na página da pesquisa.

Via G1/SC