malhas fiscais divulgacao

Para otimizar os trabalhos no combate à sonegação fiscal, a Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina lança, nesta terça-feira, (1º), o aplicativo malhas fiscais. O objetivo é buscar valores que foram omitidos do Fisco e a regularização de pendências fiscais.

A partir do lançamento do sistema, contabilistas cadastrados na SEF/SC poderão visualizar, através da aplicação S@T auditoria – malhas fiscais, os erros cometidos pelas empresas, resultantes do cruzamento das informações dos documentos fiscais eletrônicos, como nota fiscal (NF-e), conhecimento de transporte e manifesto de documento fiscal, além de declarações incluindo escrituração fiscal digital, declaração do ICMS e do movimento econômico, programa gerador do documento de arrecadação do Simples Nacional, entre outros.

Uma equipe de auditores fiscais ficará responsável pelo monitoramento e contatos constantes com os contabilistas, para tirar dúvidas e orientar na solução dos problemas. Só no ano passado, a Fazenda estadual fez 568 fiscalizações.

– Temos o cuidado de trabalhar de maneira a orientar o contribuinte e o contador. O novo sistema vai fortalecer ainda mais este relacionamento. O aplicativo irá prevenir aplicação de penalidades, oferecendo todas as possibilidades necessárias e tempo suficiente à autorregularização, afirma a diretora da DIAT, Lenai Michels.

Nesta segunda-feira, dia 31, auditores fiscais realizaram uma reunião virtual com a participação da presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Rúbia Magalhães, do presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), Itelvino Schinaider e de contadores.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz