03 scaled

Secretário Cleverson Siewert apresentou resultados econômicos do Governo de Santa Catarina em palestra no Conselho Estadual de Educação nesta segunda-feira (25)

As principais entregas do Governo do Estado e a importância da qualidade do ensino na gestão do governador Jorginho Mello estiveram em pauta durante a sessão plenária do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) nesta segunda-feira, 25. Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert participou da agenda e proferiu a palestra “Equilíbrio, Transparência e Visão de Futuro em SC” para 23 conselheiros, entre titulares e suplentes. Foi a primeira vez que um titular da pasta visitou o CEE e participou de uma sessão plenária.

O panorama das contas públicas na última década e os dados que mostram a reorganização das finanças a partir de 2023 foram compartilhados com o grupo — houve redução percentual de 2,7% nas despesas no último ano, o que representa cerca de R$ 1 bilhão em economia aos cofres públicos catarinenses.

Mais do que números ligados às receitas e despesas do Estado no período, Cleverson Siewert demonstrou como o modelo de gestão implementado tem sido fundamental para que SC tenha perspectivas ainda melhores no futuro. Lembrou que o uso de tecnologia, associado à mão de obra qualificada e à capacitação profissional são frentes estratégicas para Santa Catarina ser um Estado ainda mais competitivo, o que só é possível com uma educação forte.

“Eu imagino o tamanho do desafio que cada um aqui tem de dar a diretriz para um setor fundamental como a educação. Vocês cuidam do desenvolvimento do nosso Estado a partir do ensino. Consequentemente, vocês orientam o que é mais importante para cada um de nós, as nossas crianças e os nossos jovens, que verdadeiramente vão construir o futuro do nosso Estado”, apontou Siewert.

O governador Jorginho Mello, reforçou o secretário, não está preocupado apenas com o hoje. Ele pensa o Estado para os próximos 20 anos, com uma visão de estadista e a certeza de que é preciso pensar diferente, fazer diferente para se alcançar resultados diferentes. Entre outros exemplos, o secretário lembrou do alcance do programa Universidade Gratuita, lançado com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior em SC.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, destacou o comprometimento dos conselheiros com a missão. “Trabalhamos com muita seriedade, até pela nossa condição de pessoas vinculadas à Educação. Trabalhamos buscando a maneira de fazer jus à nossa condição de catarinense. Somos, efetivamente, exemplo para o Brasil inteiro”, disse o presidente.

Ao fim da sessão, Siewert recebeu um certificado em reconhecimento à sua participação nos trabalhos do dia.

Também participaram da sessão como conselheiros do CEE a secretária-adjunta Patrícia Lueders (Educação), o presidente Moisés Diersmann (Ciasc), a presidente Luciane Ceretta (Acafe) e a ex-secretária Simone Schramm, que atualmente é vice-presidente do Conselho Estadual de Educação.

Via SEF/SC